terça-feira, 15 de maio de 2012

O QUE FAZER, A QUEM RECORRER?

Esta é a pergunta que todos os maradores da Comunidade de Adutora tem feito com muita frequencia, a comunidade depois de encaminhar vários oficios a Prefeitura Minicipal de Salvador, depois de fazer protestos bloquenado avenida, já não sabe mais a quem recorrer.

Com o desmatamento provocado pela Horus Empreendimentos S/A em uma área na comunidade, as margens do Rio do Bispo os moradores estão assustados com a invasão de cobras e ratos nas suas residencias. Esta foi a 4ª cobra com mais de dois metros capituradas por moradores na cidade de Salvador em um mês. Ao contrário da que fugio da caixa na qual tinha sido colocada, esta não teve o mesma sorte e foi morta por oradores e virou "chorrasco". Preocupado com o descaso por parte dos órgãos "incompetentes", ficamos a nos perguntar: Que estudo foi feito pelo IBAMA e demais órgãos antes de libera tal alvará de construção?
Mas como é uma grande construtora que está construindo as 19 torres residencias deste empreendimento (GARDEN - Residencial São Cristóvão), inclusive com subsidios do governo, tudo fica mais fácil.
Será que vão esperar que pessoas, crianças morrar para poder tomar alguma providencia, para perceberem que a Comunidade de Adutora faz parte desta cidade? Fica a pergunta no ar.

segunda-feira, 7 de maio de 2012

DESRESPEITO E TOTAL ABANDONO

Após protesto realizado em 02 de maio de 2012 bloqueando a Avenida Paralela,  por moradores da Comunidade da Adutora no bairro de São Cristóvão, representantes da Prefeitura Municipal de Salvador disseram na imprensa, que iriam procurar a comunidade para resolução de demandas mais até agora, ninguém procurou a comunidade e nada foi feito.
Diante da postura da PMS, moradores se organizam para novas manifestações.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

PROTESTO DE MORADORES PARA O TRÂNSITO NA PARALELA


Cerca de  200 moradores da comunidade de Adutora fecharam a avenida Paralela em um protesto por conta da situação de abandono em que se encontra comunidade que existe a mais de 60 anos.
Os moradores cobraram da Prefeitura Municipal de Salvador soluções para os vários problemas encontrados a exemplo, a drenagem do Rio do Bispo que corta a comunidade, saneamento básico, iluminação pública, regularização fundiária dentre outros serviços dos quais a comunidade precisa.
Lideranças comunitárias vem a muito tempo buscando de forma pacífica e organizada sentar com representantes da PMS sem sucesso.
Com relação ao Rio do Bispo, solicitado pela Associação de Moradores e Amigos da Comunidade de Adutora (AMACA), a engenharia da Defesa Civil compareceu na comunidade no dia 05 de janeiro de 2012 e fez  vistoria na área a qual foi classificada como área de risco (alagamento e desabamento de vários imoveis as margens do rio), segundo informações, a própria Defesa Civil encaminhou a EMBASA o oficio de número 107/2012 e a SUCOP o oficio de número 108/2012. Alguns dias depois, a EMBASA entrou em contato com a Associação dos Moradores informando que o oficio foi entregue no setor errado e que internamente repassaria ao devido setor, já a SUCOP, até o presente momento não deu retorno algum sobre o oficio 108/2012, afirma Paulo Pereira (Presidente da AMACA).
Os moradores representados pela Associação afirma que novas manifestações acontecerão até que a Prefeitura Municipal de Salvador tome as devidas providencias com relação a Comunidade de Adutora.

segunda-feira, 30 de abril de 2012

COM ESPERANÇA E MUITA ANIMAÇÃO, MORADORES DA COMUNIDADE SE PREPARA PARA NOVENÁRIO DA PADROEIRA




A comunidade de Adutora esta em contagem regressiva para o inicio do novenário em honra a Nossa Senhora de Fátima que começa no próximo dia 04 e vai até o dia 13 de maio, quando fará a grande festa em Missa presidida pelo pároco Pe. Cristoforo.
Nesse momento, os fiéis desta comunidade estão empenhados em arrumar a Capela dedicada a mãe de Jesus aqui intitulada Nossa Senhora de Fátima.
Ao longo do novenário, Padres, Diáconos, leigos e leigas passarão por esta comunidade e muitos grupos de cantos estarão abrilhantado as noites da novena a exemplo do Grupo Theophillos e a Banda Partir do Alto ambos dessa Paróquia.

Fiéis lotam Matriz de São Cristóvão para Missa em Ação de Graças pelo aniversário do pároco e do vigário


Uma multidão de fiéis de São Cristóvão e redondeza lotaram a a Igreja Matriz de São Cristóvão para a celebração em ação de graças pelo aniversário de Pe. Hugo Jucelino (vigário 29/04) e Pe. Cristoforo Testa (pároco 30/04). Entre os presentes, o vereador Joceval Rodrigues e os frades da Fraternidade Franciscana de Betânia, agora com sede em Salvador na rodovia Ba 526, que homenagearam os aniversariantes com uma bela canção em italiano.  


No Centro Comunitário Paroquial, foi realizada uma recepção onde paroquianos e amigos partilharam num momento de muita alegria e descontração.
Mais cedo, foi oferecido um almoço ao pároco Pe. Cristoforo Testa pelos irmãos da FFB, o qual contou ainda com a presença de Dom Luiz Cappio Bispo Diocesano de Barra.

sexta-feira, 27 de abril de 2012

INSCRIÇÕES PARA O PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA

O Programa Habitacional Minha Casa Minha Vida do Governo Federal abre inscrições em salvador. Segundo a SEDHAM-Salvador, as inscrições só poderam ser feitas pela internet através do www.salvador.ba.gov.br.
As inscrições começaram em 25 de abril e vão até 26 de de junho de 2012.

HORUS EMPREENDIMENTOS S/A VEM CAUSANDO TRANSTORNOS A COMUNIDADE DE ADUTORA E PONDO VIDAS EM RISCO

A rotina dos moradores da Comunidade da Adutora tem mudado a cada dia desde que a HORUS - Empreendimentos S/A, resolveu construir o GARDEN-RESIDENCIAL SÃO CRISTÓVÃO.
O empreendimento residencial esta sendo construido em um terreno que era uma chácara com muitos arvores e mato de modo geral. Por este terro esta as margens do Rio do Bispo, cobras Sucurís que vem invadindo quintais de moradores da Comunidade pondo em risco a vida de crianças e adultos desta comunidade conforme depoimento de moradores.
A comunidade é sofre com inundações também esta preocupada com vários tubos de esgoto que estão saindo desta obra e visivelmente jogando para o Rio do Bispo nesta comunidade que por sua vez não suporta nem mesmo o fluxo da comunidade por não ter nenhum tratamento por parte de Prefeitura Municipal de Salvador.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

COMUNIDADE JÁ SOFRE COM AS CHUVAS DE INVERNO

Previsto para começar em 20 de junho, o inverno já causa sofrimento as comunidades esquecidas da cidade de Salvador na Bahia.
Os moradores da COMUNIDADE DE ADUTORA, também conhecida como Baixinha de Mussurunga amanheceram hoje (20/04/12), com os pés dentro da água. A comunidade de Adutora existe a mais de 50  anos e no meio desta, passa o Rio do Bispo que foi totalmente abandonado pela prefeitura apesar de existir no mapa digital da cidade no site da SEDHAM (http://www.mapadigital.salvador.ba.gov.br/), da Prefeitura Municipal de Salvador.
Lembramos que até o dia 1º de janeiro de 2012, esta cidade é de responsabilidade do sr. João Henrique até então prefeito desta capital.
A comunidade estará cercada por grandes empreendimentos como o HANGAR Business Park, GARDEN Residencial São Cristóvão e CODISMAN Veículos, diante disso, a comunidade fica a se perguntar QUE PAISAGEM, QUE VISTA OS HOSPEDES DOS HOTÉIS DO HANGAR E OS MORADORES DO GARDEN RESIDENCIAL SÃO CRISTÓVÃO TERÁ QUANDO APROXIMAREM-SE DE SUAS JANELAS? Uma comunidade dominada pela pobreza e pela miséria a qual está submetida pela administração publica.

Salvador, 20 de abril de 2012.
Paulo Pereira

sexta-feira, 30 de março de 2012

HISTÓRIA

São Cristóvão (Salvador-Ba)

São Cristovão é um
subdistrito de Salvador que vem se expandindo diariamente, nos dias de hoje e já conta com muitos pontos com infra-estrutura razoável, apesar de continuar a ser um bairro de pequeno porte e de importância econômica mediana.
O bairro possui uma extensão invejada por usufruir em sua maioria de terrenos planos e limpos e dentre outros alguns pequenos
planaltos. Conta também com boa infra-estrutura contra ações naturais como enchentes e desabamentos.
É onde está localizado o 2º maior complexo
aeroportuário do Norte-Nordeste, o Aeroporto Internacional de Salvador, que antes de sua reforma e ampliação era nomeado de 2 de Julho, em referência à data máxima do Estado e que, à revelia dos habitantes da capital, foi mudado pela Câmara dos Deputados para homenagear um dos seus pares[carece de fontes?]. Além do aeroporto, também abriga o Salvador Norte Shopping e o Parque de Exposições de Salvador, o maior da cidade.
O subdistrito fica situado próximo a bairros muito populares de Salvador que são
Mussurunga , Stella Maris e Itapuã e fica situado entre Itapuã e Jardim das Margaridas.Faz divisa com Lauro de Freitas sendo um dos terminais de acesso ao Litoral Norte. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Pertencente a este bairro com cerca de 5.000 mil habitantes, a Comunidade de Adutora (também conhecida como baixinha de Mussurunga) existe a mais de 50 anos como relata os primeiros moradores dessa comunidade. Originada da
Fazenda Cachoeira do grande latifundiário Pedro Cachoeira, foi lotiada pelos seus filhos herdeiros, através da Imobiliária Pindorama conforme carnês existentes até hoje na mão de alguns moradores dessa comunidade.

Passados 50 anos, a comunidade de Adutora ainda sofre com o desprezo, abandono e descaso por parte do poder público que faz de conta que essa comunidade de 5 mil habitantes não existe no mapa da cidade de Salvador.

Esgoto a céu aberto, falta de iluminação e segurança, ausência de creches, escolas e postos de saúde fazem parte do dia a dia de cada morador desta localidade. Mesmo com todo o crescimento da Cidade, principalmente no acesso norte, com a construção de grandes emprendimentos como o Salvador Norte Shopping, Garden Residencial São Cristóvão, Hangar Business Park, Codsman Veiculos dentre outros que fazem margem com a Comunidade de Adutora, esta continua na mesma situação de abandono. A comunidade não conta com pavimentação asfaltica, acessibilidade e outros serviços de ordem pública.

Seus moradores apesar de viverem de forma sub humana, contribuem com seus deveres de cidadãos, pagando taxa de iluminação pública, esgoto conforme faturas emitidas pelas empresas prestadoras de serviços dentre outros impostos que deveriam também serem revertidos em benefício para os mesmos porém, vivem privados dos direitos básicos assegurados pela constituição que rege este país.